Author: FLEIG
•15:03
“É uma especialidade multidisciplinar de ciência e arte que tem por finalidade ordenar todo o espaço exterior em relação ao homem e demais seres vivos”.
Paisagismo, é a arte de recriar a vegetação nos meios de convívio da sociedade, reaproximando o homem do seu elemento de origem: a NATUREZA.
O paisagismo é arte porque as plantas, pela sua diversidade de formas, cores e texturas, possuem grande riqueza plástica. A arte consiste em se criar, harmonizando essas características, numa composição de valor estético.
O paisagismo é ciência porque é eclético e envolve conhecimentos de diversas áreas como Biologia, Agronomia, Arquitetura, Ecologia, Engenharia.

Segundo Burle Marx, o “Jardim é sinônimo de adequação do meio ecológico para atender às exigências naturais da civilização. Fazer jardins é muitas vezes, realizar microclimas, harmonizá-los, mantendo sempre viva a concepção de que, nessas associações, as plantas se colocam lado a lado, quase numa relação de necessidade. O importante é um jardim ecologicamente bem sucedido, adaptando-se à paisagem e ao clima local”.


Um jardim ao ser planejado precisa ter um traço definido, que o identifique, dentro de uma leitura paisagística, com uma estética predefinida. É fundamental, num jardim, saber combinar as plantas, com suas diferentes formas de apresentação, com os elementos que irão compor o jardim, com água, pisos, bancos, outras construções, sempre considerando as condições ambientais. Burle Marx conclui ainda que: "A sistematização consciente ou intuitiva desses elementos é que permite ao homem evocar, por exemplo, a 'terra natal' (homem pré-histórico) em contraposição a todas as outras que vier a conhecer."



|
This entry was posted on 15:03 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: